sábado, 22 de junho de 2013

História dos Coqueteis

Mojito

  

Seu nome tem origem na palavra “mojo”que significa “lançar um pequeno feitiço”.

Nasceu em uma noite de Havana usando ingredientes nativos do Caribe. Os ingredientes são, além do Rum, o açucar , hortelã, limão e club soda.

o Mojito teria sido criado por um inglês em alto-mar. A história deste drinque era contada nos bares cubanos, em especial no "La Bodeguita del Medio", por ninguém menos que o escritor americano Ernest Hemingway,famoso por bebê-lo Segundo ele, o almirante e aventureiro inglês Francis Drake, o primeiro homem branco a aportar em inúmeras ilhas do Pacífico Sul, apaixonado pelos aromas da hortelã, teria sido o primeiro a misturar a planta com boas doses de rum.

James Bond também tomou um Mojito no filme 007 – Um novo dia para morrer.


Cuba Libre


A história do Cuba Libre é controversa. Acredita-se que o coquetel surgiu durante participação americana na guerra de libertação da ilha de Cuba, em 1898. Devido às alegações americanas de que um de seus navios foi sabotado pela Espanha, os Estados Unidos se envolveram em guerra contra os espanhóis, auxiliando as colônias deste império em seu processo de emancipação.

Enquanto Espanha se negava a conceder a independência cubana, os EUA enviaram tropas do exército para Cuba, para guerrear contra o exército espanhol entre os enviados para Cuba estava o Capitão Russell e seus soldados que além de armas levaram Coca-Cola para a guerra, lá Capitão Russell solicitou uma dose de Rum e misturou com o refrigerante, bebeu com tanta satisfação que os soldados ficaram curiosos e fizeram o mesmo que o Capitão, e brindaram por uma “Cuba Libre”.

Segundo algumas fontes, a Coca-Cola só chegou a Cuba após a guerra, em 1900, e o Capitão Russell voltou para os EUA ainda em 1898, temos aí um espaço de no mínimo 2 anos, mas assim como o Mojito e o Daiquiri, os coquetéis cubanos não tem data exata, existe sempre uma diferença nos dados históricos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário